CACHOEIRA DO RAMALHO

Totem Cachoeira do Ramalho na Pousada Olhos Dagua

A Cachoeira do Ramalho é uma das maiores e mais bonitas quedas d'água de Minas Gerais. Com seus mais de 132 metros de altura,  é a cachoeira mais conhecida de Santa Bárbara do Tugúrio e na região do Campo das Vertentes. Cercada por uma natureza exuberante onde o único barulho que se ouve é a força das águas batendo nas pedras e pássaros cantando, é um local de deslumbramento. 

A origem do nome Ramalho não é historicamente conhecido. Alguns dizem que é referência a essa bela região da cidade com suas elevadas estradas de terra que propiciam vistas extraordinárias de Santa Bárbara. Outros afirmam que é o sobrenome de uma família que foi dona das terras onde hoje está a cachoeira. Ainda há aqueles que afirmam ser uma alegoria a "João Ramalho". Dono de terras na cidade, contam, que todos os anos no dia de Santa Bárbara após tomar umas "caiaba" cantava versos junto as grandes quedas d'água da cachoeira. 

Todos os hóspedes da Pousada que se aventuram a conhecer essa beleza voltam deslumbrados com a imponência da cachoeira, mesmo que já tenham visto maiores. 

*caiaba = do dicionário mineirês, uma das formas de se referir a cachaça.

FOTOS

VÍDEOS

DADOS SOBRE O LOCAL

Informações sobre atrações de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais

Distância: 9,1 km

Acesso: Fácil

Altura: 132 a 141m a depender do critério utilizado na medição da queda.

Mais detalhes: Cachoeira dos Ramalhos também é outro nome que o local é conhecido.

*A distância é aproximada e tem a Pousada & Parada Olhos D'Água como ponto de partida e chegada.

Informações sobre as cachoeiras de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais

CAPITAL DAS CACHOEIRAS DAS VERTENTES

Por que a cidade de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais é considerada a "capital das cachoeiras" do Campo das Vertentes? Pois atualmente há mais de 50 cachoeiras documentadas nos limites do município. Muitas destas belezas naturais intocadas atraem turistas do Brasil inteiro que gostam de desbravar belezas naturais remotas. Há um ditado em Minas que diz: "quanto mais bonita a cachoeira, mais difícil é encontrá-la." O ponto de partida para tudo isso é a Pousada & Parada Olhos D'Água.

Tenha um Guia, essa é a dica da Pousada & Parada Olhos D'água para você que quer fazer turismo rual

TENHA UM GUIA OU ACOMPANHANTE

A maioria das belezas naturais de Santa Bárbara do Tugúrio que faz da cidade um grande parque natural com suas mais de 50 cachoeiras, trilhas e mirantes estão em lugares que muitas vezes são conhecidos somente por moradores da região ou podem estar em propriedades privada. O Guia ou Acompanhante é importante pois levará você pelo caminho correto - muitas cachoeiras não tem trilha marcada -  e vai obter se necessário as autorizações para acesso aos locais e tornar seu passeio agradável e sem preocupações.