CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER

Totem de atrações naturais na Pousada & Parada Olhos D'Água

Explorar a natureza é algo prazeroso e em muitos casos de nossos hóspedes uma coisa fora do comum, do habitual, pois muitos vem de cidades grandes como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Para que seu passeio aconteça com tranquilidade segue algumas dicas de segurança que você deve observar. Estas dicas são informativas em qualquer viagem ou passeio, mas não devem substituir seu planejamento de segurança que deve sempre levar em consideração as peculiaridades do seu destino.

Nesta página abaixo:

  • Cuidados em Cachoeiras

  • Cuidados em Trilhas

  • Nomenclatura de Cachoeiras

  • Termo de Uso do Site

Cuidados em Cachoeiras

1. Pesquise a previsão do tempo antes de ir 

Essa dica, na verdade, se aplica para qualquer passeio que seja feito em meio à natureza. Isso porque pegar um tempo de chuva ou tempestades fortes não é uma opção interessante, além de ser perigoso por conta de raios, por exemplo. Esse é um dos cuidados mais importantes ao se visitar uma cachoeiras, pois, se há chuva, há possibilidade também de a cachoeira ter mais vazão. Correnteza também é algo que pode vir a acontecer durante uma tempestade. Portanto, não planeje um passeio à cachoeira sem ter certeza de que o dia estará bom, com bastante luminosidade e sol abundante para poder aproveitar tranquilamente.

2. Fique atento às trombas d’água (cabeça d'água) 

Você já viu como é uma tromba d’água? É quando há uma enorme vazão de água de forma inesperada e você é pego totalmente de surpresa. Isso ocorre muito quando há chuvas ou quando uma tempestade passou e a água da região vai escoando para o rio. Infelizmente, esse tipo de situação é mais comum do que se imagina, e também é super perigosa. Para se proteger disso, o ideal é evitar ir à cachoeira em dias mais chuvosos, ou de ficar embaixo da queda d’água o tempo todo. Também conte com boias para ficar sempre em cima e poder se apoiar em caso de algum problema. Fique atento a qualquer alteração na vazão das aguas de uma cachoeira. Ao menor sinal de alteração saia da água e procure um local seguro.

3 - Tenha roupas e sapatos adequados 

Um dos cuidados em cachoeiras mais básicos envolve a forma de se vestir e calçar. Chinelos de dedo, por exemplo, podem ser desconfortáveis para uma trilha até o local ou, se for necessário subir e descer escadas ou barrancos, esse tipo de calçado pode ser bem perigoso e escorregadio. Uma boa opção são os tênis de caminhada ou corrida e até mesmo os de escalada, que, além de confortáveis, são muito práticos. Os tênis também facilitam bastante o trajeto e protegem os pés contra picadas de insetos ou de farpas e galhos presentes na natureza, que podem machucar, arranhar ou ferir a pele.

4 - Evite o consumo de bebidas alcoólicas 

Deixe para tomar aquela cerveja gelada ou drink quando você retornar para a Pousada & Parada Olhos D'Água e junto com seus familiares e amigos compartilharem as histórias do seu passeio. É bom lembrar que, em uma cachoeira, pode haver partes mais rasas e outras mais fundas, o que exige um cuidado redobrado principalmente em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. O motivo? Uma pessoa que perde a noção do quanto bebeu pode se arriscar sem perceber e se afogar ou machucar: essas são apenas algumas situações que podem acontecer

5 - Prefira fazer o passeio com alguém que já conheça a região 

Ir até uma cachoeira é incrível, mas é sempre bom contar com alguém que conheça bem a região e o caminho até ela. A Pousada & Parada Olhos D'Água a depender da disponibilidade pode indicar um acompanhante para você. Jamais faça este tipo de passeio sozinho. Se for em dupla ou grupo sempre deixe alguém avisado do seu itinerário e previsão de retorno. Ao retornar avise que está tudo bem.

6 - Não pratique comportamentos de risco 

Não entre em lagos se não sabe nadar. Se sabe nadar, veja a profundidade dos lagos de uma cachoeira, pois há partes rasas e partes fundas. Cuidado com as "brocadas" que é quando a profundidade de um lago muda abruptamente, isso é muito comum, então tenha cuidado. Em Santa Bárbara do Tugúrio há cachoeiras em que o lago muda a profundidade de um para dez metros inesperadamente, tenha muita cautela. Não mergulhe nos lagos de cachoeiras, pois pode haver pedras no fundo e lesionar você seriamente. Não fique muito tempo debaixo das quedas d'águas das cachoeiras. E quando ficar fique atento a descida de pedras, galhos e animais peçonhentos que podem vir juntos na correnteza e machucar você. Não pule, não faça brincadeiras que coloque a sua segurança e de outros em risco etc.

6 - Socorro

Lembre-se, ao visitar uma cachoeira ou outras atrações naturais em Santa Bárbara do Tugúrio você está por sua conta e risco, então se mantenha seguro e tenha um passeio tranquilo e gostoso. O município não tem Corpo de Bombeiro próprio, em caso de acidentes o socorro pode demorar e muito a chegar, principalmente em lugares isolados. Atente-se que em muitos locais da cidade não há sinal de celular para pedir ajuda.

- BOMBEIROS - Ligue 193

www.bombeiros.mg.gov.br/

- POLÍCIA - Ligue 190

www.policiamilitar.mg.gov.br/

SAMU - Ligue 192

cisru.saude.mg.gov.br/samu/samu-192/

VÍDEO DO CORPO DE BOMBEIROS - VEJA ESTAS DICAS

Cuidados em Trilhas

  • Protetor Solar​: item obrigatório.

  • Repelente​: item obrigatório. Utilização correta – primeiro protetor solar e depois repelente.

  • Alimentação​: não deixe de comer, você precisa de calorias. Evite comidas pesadas e de difícil digestão.

  • Hidratação​: beba água, beba bastante água e carregue sua água. Nem sempre você terá água potável na trilha. E você é responsável pela sua água.

  • Pressão baixa​: em caso de problemas de pressão baixa, mantenha-se hidratado e alimente-se corretamente. Caso sinta tonturas ou fraquezas, avise seu acompanhante imediatamente.

  • Alergias: pessoas alérgicas devem ter cuidado redobrado. Carregue seu antialérgico na mochila. Caso seja alérgico a abelhas, tenha sua adrenalina consigo e avise a seus acompanhantes sobre isso e forneça instruções de como utilizá-la caso necessário.

  • Caminhar dentro de rios e riachos​: sempre é escorregadio, pise nas pedras pequenas, evite as grandes e lisas. Ao cruzar o rio, ande de frente para correnteza você terá mais estabilidade.

  • Saber nadar x correnteza​: nem sempre saber nadar é garantia de segurança – respeite a água. Correntezas podem ser traiçoeiras.

  • Roupa​: Utilize calças e camisas de manga longa. Elas protegerão de insetos e do sol. Bonés ou chapéu do tipo "australianos" são muito indicados. Meias – prefira sintéticas à de algodão para evitar bolhas.

  • Calçado: Botas de trilha são sempre o mais indicado. Jamais faça trilhas de chinelo ou sandálias. Se por acaso tirar as botas em alguma parada, verifique seu interior antes de calçar, pode ter algum animal peçonhento entrado nela.

  • Tenha um kit de primeiros socorros.

Respeite a natureza do local que você visitar    

Recolha todo o lixo que você produzir, inclusive bingas de cigarro. Não jogue lixo pelas trilhas, nas matas ou nos riachos. Não pegue frutas, flores ou qualquer coisa dos lugares visitados, respeite a propriedade alheia sendo gentil e respeitoso. Lembre-se que todas as belezas naturais de Santa Bárbara do Tugúrio estão em propriedade particular. Siga as recomendações de seu Guia ou Acompanhante de Turismo. Não acesse lugares sem autorização.

Nomenclatura das Cachoeiras de Santa Bárbara do Tugúrio

As quedas d'água na cidade de Santa Bárbara do Tugúrio não tem nomes oficiais. Muitas cachoeiras recebem nomes informais que referem-se a localização ou região do município onde estão. Outras cachoeiras são nomeadas por moradores próximos as quedas. Outras recebem nomes criados por funcionários  ou  proprietários das terras onde estão as cachoeiras. Outras recebem nomes dos guias de turismo que levam indivíduos e/ou grupos de pessoas as quedas. Outras são nomeadas em referência ao proprietário da terra onde a cachoeira está. Outras tantas cachoeiras da cidade simplesmente não tem nomes. Por conta disso é possível encontrar cachoeiras com um ou vários nomes a depender de quem você pergunta e tratar-se do mesmo local (da mesma cachoeira). Na internet as cachoeiras tem nomes diversos a depender da fonte utilizada como pesquisa. A Pousada & Parada Olhos D'Água sempre que possível e disponível tenta citar todas estas variações de nomes para o conforto de nossos hóspedes. No entanto para fins de organização e padronização dos menus, títulos e subtítulos de páginas de nosso site utilizamos as informações disponibilizadas em Open Street Map. Reservamos-nos o direito de não acompanhar estas atualizações conforme indicado nos Termos de Uso do Site a seguir.

Termo de Uso do Site e Aceite de Isenção de Responsabilidade das informações contidas no Site

O Conteúdo deste Guia da Pousada & Parada Olhos D'Água está disponível  aqui meramente para fins de referência.

Ao utilizar esse  site você concorda e aceita plenamente que:

1 - Não poderá sob nenhuma hipótese responsabilizar o autor do site por incorreções ou qualquer dado incorreto neste site;

2 - Aceita, concorda e compreende que o autor do site não assume qualquer responsabilidade sobre a precisão, integralidade ou qualidade das informações fornecidas;

3 - Não serão aceitas reclamações contra o autor do site com relação a danos materiais ou não materiais causados pelo uso ou não uso das informações aqui descritas, fornecidas ou pelo uso de informações incorretas ou incompletas aqui descritas;

4 - A indicação de locais não pode ser entendido que os mesmos estão ou estarão disponíveis para acesso e/ou visitação; taxas podem ser cobradas para acesso aos lugares. Está ciente que o acesso aos locais referenciados podem não acontecer por diversos motivos, inclusive mas não somente por proibição do proprietário do local;

5 - Concorda e está explicitamente ciente  dos itens 1,2,3 e 4 indicados e elencados acima. Concorda e aceita que os textos aqui contidos são meramente uma referência, e nunca uma certeza, podendo estarem desatualizados, incorretos, incompletos e que o autor do site sob nenhuma hipótese poderá ser acionado ou responsabilizado sob qualquer circunstância;

6 - Concorda, aceita, compreende e entende que as fotos e imagens aqui mostradas podem não corresponder a realidade por diversos motivos, tais mas não somente: mudança de configuração, obras, restrições sanitárias, acidentes, atualização ou mudanças arquitetônicas, etc; Está totalmente ciente que as fotos podem estar totalmente desatualizadas;

7 - O autor reserva-se o direito de alterar, excluir ou adicionar informações ao conteúdo do site sem aviso prévio ou remover temporária ou permanentemente a publicação da Web;

8 - A menção e/ou indicação de empresas, prestadores de serviços, pessoas ou qualquer organização em nosso site não cria, não sugere e nem implica uma parceria com a Pousada & Parada Olhos D'Água. Também não é um patrocínio ou endosso nosso. Você é responsável pelas empresas, serviços, organizações e pessoas que contrata;

9 - Os locais e nomes mostrados neste Guia não foram gerados nem criados pela Pousada & Parada Olhos D'Água, seus sócios e/ou representantes. São lugares (locais) de conhecimento público e as informações descritas obtidas de várias fontes "Open Data Commons Open Database License (ODbL)" como o OpenStreetMap;

 

10 - Se você não concorda no todo ou em parte com estes Termos de Uso e Aceite de Isenção de Responsabilidade das referências contidas aqui no site, em especial na seção "O que fazer em Santa Bárbara do Tugúrio" você não pode usar este site. Você não deve utilizá-lo, deve sair imediatamente.

CAPITAL DAS CACHOEIRAS DAS VERTENTES

Por que a cidade de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais é considerada a "capital das cachoeiras" do Campo das Vertentes? Pois atualmente há mais de 50 cachoeiras documentadas nos limites do município. Muitas destas belezas naturais intocadas atraem turistas do Brasil inteiro que gostam de desbravar belezas naturais remotas. Há um ditado em Minas que diz: "quanto mais bonita a cachoeira, mais difícil é encontrá-la." O ponto de partida para tudo isso é a Pousada & Parada Olhos D'Água.

Guia de cachoeiras de Santa Barbara do Tugurio
Guia, essa é a dica da Pousada & Parada Olhos D'água para você que quer fazer turismo rural

TENHA UM GUIA OU ACOMPANHANTE

A maioria das belezas naturais de Santa Bárbara do Tugúrio que faz da cidade um grande parque natural com suas mais de 50 cachoeiras, trilhas e mirantes estão em lugares que muitas vezes são conhecidos somente por moradores da região ou podem estar em propriedades privada. O Guia ou Acompanhante é importante pois levará você pelo caminho correto - muitas cachoeiras não tem trilha marcada -  e vai obter se necessário as autorizações para acesso aos locais e tornar seu passeio agradável e sem preocupações.