top of page

Capital das Cachoeiras do Campos das Vertentes

Em Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais

Cachoeira do Castelo

Santa Bárbara do Tugúrio é uma cidade aqui em Minas Gerais, um pequeno município quando se olha para o número da população, pouco mais de quatro mil pessoas segundo o último Censo. Mas Santa Bárbara do Tugúrio é uma cidade "gigante" quando você olha para o número de atrações naturais que há na cidade.


Além de ser a "Terra da Banana", por conta de sua abundante produção dessa fruta, a cidade também é conhecida como "Capital das Cachoeiras do Campos das Vertentes". São mais de 50 quedas segundo o Guia de Turismo Alex Garcia que conduz nossos hóspedes para passeios por atrações naturais da cidade.


Santa Bárbara do Tugúrio é o oposto das grandes cidades de onde muitos de nossos amigos clientes são oriundos. Aqui os dias passam mais devagar. O principal ponto de encontro é a praça central em frente ao prédio da Câmara Municipal.


Alguns de nossos hóspedes acostumados com os melhores restaurantes, com o glamour das capitais, muitas vezes trocam isso pelo anonimato de comer um churrasquinho na Praça e conversar com os tugurienses, aproveitando das maiores qualidades da cidade: seu povo, sua gente, sua hospitalidade e sua tranquilidade.


Se você gosta de natureza intocada ou quase intocada, Santa Bárbara do Tugúrio é um destino que você deve colocar na sua agenda de lugares que você não pode deixar de conhecer.


O município tem Cachoeiras de todos os tipos e tamanhos. Há cachoeiras com fácil acesso como a do Ramalho e outras que são jóias "escondidas" como a Cachoeira Cai Cai, também chamada de Cachoeira do Segredo, justamente por sua localização. Só é encontrada por quem sabe o caminho.


Além das Cachoeiras, que fazem da cidade um grande "parque natural", aqui também tem trilhas e mirantes como a Escadinha da Penitência, famoso ponto panorâmico do município com sua gangorra de "borda infinita"


O ponto de partida para conhecer isso tudo é aqui na Pousada & Parada Olhos D' Água . Reservas abertas para todos os dias da Semana e também para o Carnaval na Pousada 2023 .


*Algumas cachoeiras de Santa Bárbara do Tugúrio


 


bottom of page