MIRANTE ESCADINHA DA PENITÊNCIA

Mirante da Escadinha da Penitência - Gangorra gigante de Santa Bárbara

O Mirante da Escadinha da Penitência é um dos pontos turísticos mais famosos de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais por conta da gangorra (balanço) de borda infinita que está no local.

A história do Mirante começou a mudar em Julho de 2020 quando os irmãos "Do Carmo" liderados por Alex do Carmo resolvem construir no local uma gangorra gigante na borda do mirante. Foi uma tarefa hercúlea. Quem conhece a trilha de acesso ao lugar fica a imaginar como os pesados troncos que compõe a gangorra foram levados morro acima. Alex que é Acompanhante de Turismo na cidade conta essa história para todos os hóspedes da Pousada que leva ao local, sempre com a mesma empolgação, como se fosse a primeira vez. Explica ele: "Não foi com nenhuma máquina, a operação aconteceu à moda antiga, ou seja, no braço".

 

Os irmãos fizeram várias viagens, e juntos levaram os troncos que serviram de base para o balanço e as ferramentas para montagem da estrutura. Foi uma ação voluntária que tomou um rumo que nem Alex podia imaginar, pois a fama do balanço hoje transcende as fronteiras do município. É comum muitos hóspedes de outras localidades de Minas, Rio de Janeiro e até do Espírito Santo e São Paulo chegarem na Pousada e procurarem informações sobre o "balanço gigante de Santa Bárbara".

O mirante além do balanço tem uma vista incrível da cidade, e também é uma rampa de lançamento de voos livre de parapente e asa delta. 

O  Mirante faz parte do Circuito da Penitência que é composto por trilhas e duas cachoeiras: a charmosa Cachoeira da Escadinha da Penitência e a pequena Cachoeira da Panela com seu fosso de mais de dez metros de profundidade..

O nome do Mirante, segundo histórias dos moradores mais antigos da região, indica que no passado longínquo quando Santa Bárbara do Tugúrio ainda era um distrito de Barbacena, o local foi utilizado como "caminho de peregrinação" que partia de um "cruzeiro de madeira" na estrada da Penitência até chegar a trilha de mesmo nome. Conta a tradição oral, existia no caminho uma "escadinha de pedra" que com o tempo foi sendo degradada pelo uso até quase desaparecer. Ainda hoje há resquícios fracos nas pedras desta escada (escadinha) que outrora existiu.

Muitos hóspedes da Pousada que visitam o mirante fazem o Circuito da Penitência por completo - mirante e cachoeiras - e preferem realizar a visita na parte da manhã por conta das temperaturas mais baixas ou no final da tarde para ver o pôr do sol que na maior parte do ano é muito bonito.

* O Mirante está em propriedade particular, pode ser necessário autorização prévia para visitá-lo.

DADOS SOBRE O LOCAL

Icone de informações complementares da Pousada & Parada Olhos D'Água
Veja mais fotos da Escadinha da Penitência

Distância: 7,1 km até o início da trilha pela estrada da Penitência. Mais 2,1km de caminhada pela Trilha Escadinha da Penitência.

Mais detalhes: Mirante da Penitência, Mirante da Escadinha, Mirante Escadinha da Penitência, Rampa Mirante Escadinha da Penitência, Rampa da Penitência, Morro da Penitência, Trilha da Escadinha da Penitência e Mirante da Gangorra são outros nomes como o mesmo local é conhecido.

 

A manutenção da gangorra é efetuada por Alex do Carmo à suas expensas.  Alex também é Acompanhante de Turismo em Santa Bárbara do Tugúrio.

*A distância é aproximada e tem a Pousada & Parada Olhos D'Água como ponto de partida e chegada.

 

Para ver mais fotos da Trilha da Escadinha da Penitência clique aqui

CAPITAL DAS CACHOEIRAS DAS VERTENTES

Por que a cidade de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais é considerada a "capital das cachoeiras" do Campo das Vertentes? Pois atualmente há mais de 50 cachoeiras documentadas nos limites do município. Muitas destas belezas naturais intocadas atraem turistas do Brasil inteiro que gostam de desbravar belezas naturais remotas. Há um ditado em Minas que diz: "quanto mais bonita a cachoeira, mais difícil é encontrá-la." O ponto de partida para tudo isso é a Pousada & Parada Olhos D'Água.

Informações sobre as cachoeiras de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais
Tenha um Guia, essa é a dica da Pousada & Parada Olhos D'água para você que quer fazer turismo rual

TENHA UM GUIA OU ACOMPANHANTE

A maioria das belezas naturais de Santa Bárbara do Tugúrio que faz da cidade um grande parque natural com suas mais de 50 cachoeiras, trilhas e mirantes estão em lugares que muitas vezes são conhecidos somente por moradores da região ou podem estar em propriedades privada. O Guia ou Acompanhante é importante pois levará você pelo caminho correto - muitas cachoeiras não tem trilha marcada -  e vai obter se necessário as autorizações para acesso aos locais e tornar seu passeio agradável e sem preocupações.