CACHOEIRA DA PANELA

IMG_8783-01.jpg

A Cachoeira da Panela é uma queda d'água na zona rural de Santa Bárbara do Tugúrio que tem como principal característica o belo riacho onde se encontra e a cratera (fosso) submersa com mais de 10 metros de profundidade.

A origem do nome da cachoeira está no seu formato que visto do alto pelos boiadeiros (tocador de boi) lembrava "uma panela". A cachoeira era referência de localização quando os boiadeiros diziam: "vamos usar o caminho da panela se referindo a cachoeira". 

Há duas trilhas que levam a cachoeira. Um caminho pelo alto de onde é possível ver as montanhas da cidade de Santa Bárbara e outra trilha que margeia o riacho até chegar na cachoeira. Os dois caminhos são muito bonitos mas requerem preparo físico diferente. Muitos hóspedes da Pousada optam ir pelo caminho do alto na ida e voltar pelo caminho de baixo no retorno. Mais informações na recepção da Pousada.

FOTOS

VÍDEOS

DADOS SOBRE O LOCAL

Informações sobre atrações de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais

Distância:  CAMINHO 1 - 7,1km até o início da trilha do Mirante da Escadinha da Penitência. 4,5km de caminhada por trilha.

CAMINHO 2 - 16km até o final da Estrada do Alto. 3km de trilha

Acesso: Médio

Altura: 3,5m

Mais detalhes: Cachoeira da Panela, Cachoeira Profunda e Lago sem Fundo é o mesmo local. Mais informações sobre nomes das Cachoeiras da cidade clique aqui.

*A distância é aproximada e tem a Pousada & Parada Olhos D'Água como ponto de partida e chegada.

CAPITAL DAS CACHOEIRAS DAS VERTENTES

Por que a cidade de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais é considerada a "capital das cachoeiras" do Campo das Vertentes? Pois atualmente há mais de 50 cachoeiras documentadas nos limites do município. Muitas destas belezas naturais intocadas atraem turistas do Brasil inteiro que gostam de desbravar belezas naturais remotas. Há um ditado em Minas que diz: "quanto mais bonita a cachoeira, mais difícil é encontrá-la." O ponto de partida para tudo isso é a Pousada & Parada Olhos D'Água.

Informações sobre as cachoeiras de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais
Tenha um Guia, essa é a dica da Pousada & Parada Olhos D'água para você que quer fazer turismo rural

TENHA UM GUIA OU ACOMPANHANTE

A maioria das belezas naturais de Santa Bárbara do Tugúrio que faz da cidade um grande parque natural com suas mais de 50 cachoeiras, trilhas e mirantes estão em lugares que muitas vezes são conhecidos somente por moradores da região ou podem estar em propriedades privada. O Guia ou Acompanhante é importante pois levará você pelo caminho correto - muitas cachoeiras não tem trilha marcada -  e vai obter se necessário as autorizações para acesso aos locais e tornar seu passeio agradável e sem preocupações.