CACHOEIRA DAS CARRANCAS

IMG_8678-01.jpg

A bela Cachoeira das Carrancas é uma das muitas quedas d'água que fazem de Santa Bárbara do Tugúrio um parque natural.  As águas formam um pequeno lago e depois seguem tranquilas pelo pequeno Riacho  de Santa Lúcia. 

 

A origem do nome  Carrancas que é uma palavra comum no vocabulário mineiro se deve ao grande proprietário de terras Francisco Bernanos que em passado muito distante foi herdeiro de terras onde hoje está a cachoeira de Carrancas. Por conta de seu péssimo humor era conhecido como "Chico carrancudo".  Conta a tradição oral que as pessoas comentavam ir tomar banho na cachoeira do "Chico carrancudo" e com o passar dos anos passou a ser chamada de Cachoeira das Carrancas.

Muitos hóspedes da Pousada com pouco tempo ou que procuram uma cachoeira com acesso fácil visitam esta queda d'água. Mais informações na recepção da Pousada.

*carranca = Cara muito feia, sisuda, sombria e mal-humorada / Escultura que imita uma cabeça humana ou de animais, entalhada na madeira e grosseiramente colorida, usada pelos barqueiros do rio São Francisco, que as colocavam na proa, para espantar os maus espíritos.

VÍDEOS

FOTOS

DADOS SOBRE O LOCAL

Informações sobre atrações de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais

Distância: 11km

Acesso: Fácil

Altura: 7,1m

*A distância é aproximada e tem a Pousada & Parada Olhos D'Água como ponto de partida e chegada.

CAPITAL DAS CACHOEIRAS DAS VERTENTES

Por que a cidade de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais é considerada a "capital das cachoeiras" do Campo das Vertentes? Pois atualmente há mais de 50 cachoeiras documentadas nos limites do município. Muitas destas belezas naturais intocadas atraem turistas do Brasil inteiro que gostam de desbravar belezas naturais remotas. Há um ditado em Minas que diz: "quanto mais bonita a cachoeira, mais difícil é encontrá-la." O ponto de partida para tudo isso é a Pousada & Parada Olhos D'Água.

Informações sobre as cachoeiras de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais
Tenha um Guia, essa é a dica da Pousada & Parada Olhos D'água para você que quer fazer turismo rual

TENHA UM GUIA OU ACOMPANHANTE

A maioria das belezas naturais de Santa Bárbara do Tugúrio que faz da cidade um grande parque natural com suas mais de 50 cachoeiras, trilhas e mirantes estão em lugares que muitas vezes são conhecidos somente por moradores da região ou podem estar em propriedades privada. O Guia ou Acompanhante é importante pois levará você pelo caminho correto - muitas cachoeiras não tem trilha marcada -  e vai obter se necessário as autorizações para acesso aos locais e tornar seu passeio agradável e sem preocupações.