CACHOEIRA DO CASTELO

Cachoeira do Castelo em Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais a partir da Pousada & Parada Olhos D'Água

A Cachoeira do Castelo é uma grande queda d'água em Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais que encanta os visitantes por sua característica única, suas várias piscinas naturais que foram formadas por anos de pressão das águas nas pedras. A cachoeira  é dividida em duas seções. A primeira é a parte superior por onde a maioria dos visitantes chegam. Nela há pequenas quedas d'água e suas piscinas naturais. Na segunda parte há a grande queda com mais de 31,5 de altura. As duas seções somam mais de 60m de cachoeira. Existe também uma pequena gruta formada pela força das águas.

Não há consenso sobre a origem do nome da cachoeira. Algumas histórias dizem que se deve a região onde a queda está, outros que se refere a uma pedra no final da estrada Mato Dentro, pedra essa que "lembrava um castelo". Também há uma terceira versão que conta que no lugar existia um pequeno gerador de energia elétrica e os moradores da região na época de seu funcionamento diziam que a "energia fornecida pelo gerador poderia iluminar um castelo".

Muitos hóspedes que visitam o local passam boa parte do dia se refrescando nas piscinas naturais e se deslumbrando com a beleza do lugar. Mais informações na recepção da Pousada.

FOTOS

VÍDEOS

DADOS SOBRE O LOCAL

Informações sobre atrações de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais

Distância: 7km

Acesso: Fácil 

Altura: Queda principal 31,5 - queda secundária inclinação 38,9

*A distância é aproximada e tem a Pousada & Parada Olhos D'Água como ponto de partida e chegada.

CAPITAL DAS CACHOEIRAS DAS VERTENTES

Por que a cidade de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais é considerada a "capital das cachoeiras" do Campo das Vertentes? Pois atualmente há mais de 50 cachoeiras documentadas nos limites do município. Muitas destas belezas naturais intocadas atraem turistas do Brasil inteiro que gostam de desbravar belezas naturais remotas. Há um ditado em Minas que diz: "quanto mais bonita a cachoeira, mais difícil é encontrá-la." O ponto de partida para tudo isso é a Pousada & Parada Olhos D'Água.

Informações sobre as cachoeiras de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais
Tenha um Guia, essa é a dica da Pousada & Parada Olhos D'água para você que quer fazer turismo rual

TENHA UM GUIA OU ACOMPANHANTE

A maioria das belezas naturais de Santa Bárbara do Tugúrio que faz da cidade um grande parque natural com suas mais de 50 cachoeiras, trilhas e mirantes estão em lugares que muitas vezes são conhecidos somente por moradores da região ou podem estar em propriedades privada. O Guia ou Acompanhante é importante pois levará você pelo caminho correto - muitas cachoeiras não tem trilha marcada -  e vai obter se necessário as autorizações para acesso aos locais e tornar seu passeio agradável e sem preocupações.