CACHOEIRA DA TUTU

Cachoeira da Tutu - Tuelita em Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais a partir da Pousada & Parada Olhos D'Água

A Cachoeira da Tutu é uma queda d'água que faz parte do Circuito do Vale do Sumidouro em Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais. É uma cachoeira que impressiona pela queda irregular das águas por seus paredões de pedra cercado por uma grande mata.

O nome da cachoeira apesar de remeter ao famoso prato de comida mineira - tutu - não tem a ver com essa iguaria culinária e sim com o nome Tuelita que foi inventando por um cidadão aqui de Santa Bárbara do Tugúrio. Hoje no Brasil há apenas três pessoas com o nome Tuelita. A primeira aqui do Tugúrio e mais duas que receberam esse nome por conta da precedente Tuelita de Minas Gerais.

VÍDEOS

FOTOS

DADOS SOBRE O LOCAL

Informações sobre atrações de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais

Distância: 18,2km

Acesso: Difícil

Altura: 16,3

Mais detalhes: Essa cachoeira não tem nome oficial. Utilizamos a nomenclatura indicada na ferramenta Open Street Maps 

*A distância é aproximada e tem a Pousada & Parada Olhos D'Água como ponto de partida e chegada.

CAPITAL DAS CACHOEIRAS DAS VERTENTES

Por que a cidade de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais é considerada a "capital das cachoeiras" do Campo das Vertentes? Pois atualmente há mais de 50 cachoeiras documentadas nos limites do município. Muitas destas belezas naturais intocadas atraem turistas do Brasil inteiro que gostam de desbravar belezas naturais remotas. Há um ditado em Minas que diz: "quanto mais bonita a cachoeira, mais difícil é encontrá-la." O ponto de partida para tudo isso é a Pousada & Parada Olhos D'Água.

Informações sobre as cachoeiras de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais
Tenha um Guia, essa é a dica da Pousada & Parada Olhos D'água para você que quer fazer turismo rural

TENHA UM GUIA OU ACOMPANHANTE

A maioria das belezas naturais de Santa Bárbara do Tugúrio que faz da cidade um grande parque natural com suas mais de 50 cachoeiras, trilhas e mirantes estão em lugares que muitas vezes são conhecidos somente por moradores da região ou podem estar em propriedades privada. O Guia ou Acompanhante é importante pois levará você pelo caminho correto - muitas cachoeiras não tem trilha marcada -  e vai obter se necessário as autorizações para acesso aos locais e tornar seu passeio agradável e sem preocupações.