CACHOEIRA

ALTA

Cachoeira Alta em Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais

A Cachoeira Alta é uma pequena e intimista queda d'água em Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais abastecida com as águas do Riacho Santa Isabel das Fontes.

 

Duas histórias locais explicam o nome da cachoeira: a primeira diz que tem origem em uma fazenda que havia no local em tempos distantes que era conhecida como Fazenda do Alto. A segunda história conta que a origem do nome é por ser vista no alto a partir da Estrada Fazenda do Alto, quando as pessoas diziam: "olha lá a cachoeira no alto". Ficou conhecida como Cachoeira Alta apesar de não ter mais que  11 metros de altura.

Screenshot_20210114-213504_Maps-01.jpeg
Screenshot_20210114-213521_Maps-01.jpeg
Screenshot_20210114-213734_Maps-01.jpeg

DADOS SOBRE O LOCAL

icone-de-informacao.png

Distância: 11km

Acesso: Médio

Altura: 11,3m

*A distância é aproximada e tem a Pousada & Parada Olhos D'Água como ponto de partida e chegada.

Fotos: Gentileza Google Mapas fotógrafos Adalto AlmeidaFábio Castro

CAPITAL DAS CACHOEIRAS DAS VERTENTES

Por que a cidade de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais é considerada a "capital das cachoeiras" do Campo das Vertentes? Pois atualmente há mais de 50 cachoeiras documentadas nos limites do município. Muitas destas belezas naturais intocadas atraem turistas do Brasil inteiro que gostam de desbravar belezas naturais remotas. Há um ditado em Minas que diz: "quanto mais bonita a cachoeira, mais difícil é encontrá-la." O ponto de partida para tudo isso é a Pousada & Parada Olhos D'Água.

Informações sobre as cachoeiras de Santa Bárbara do Tugúrio em Minas Gerais
Tenha um Guia, essa é a dica da Pousada & Parada Olhos D'água para você que quer fazer turismo rual

TENHA UM GUIA OU ACOMPANHANTE

A maioria das belezas naturais de Santa Bárbara do Tugúrio que faz da cidade um grande parque natural com suas mais de 50 cachoeiras, trilhas e mirantes estão em lugares que muitas vezes são conhecidos somente por moradores da região ou podem estar em propriedades privada. O Guia ou Acompanhante é importante pois levará você pelo caminho correto - muitas cachoeiras não tem trilha marcada -  e vai obter se necessário as autorizações para acesso aos locais e tornar seu passeio agradável e sem preocupações.