top of page

Noite Italiana na Pousada, com o Chef Floriano Protta

Uma noite especial com boa música, ótima comida e muita alegria no ar.

A Noite Italiana na Pousada & Parada Olhos D'água foi um evento de alta gastronomia, único até então, que trouxe para a cidade de Santa Bárbara do Tugúrio, aqui em Minas Gerais, apreciadores da boa culinária Italiana de todos os cantos.


Veio mineiros de Além Paraíba, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Muriaé, Barbacena, Ubá, Ponte Nova, Cataguases, Eugenópolis, Belo Horizonte e região, e claro, de Santa Bárbara do Tugúrio. Recebemos hóspedes da capital carioca, de Três Rios, Teresópolis, Petrópolis e até de Campos dos Goytacazes.


O evento aconteceu no dia 03 de Setembro de 2022, mas sua preparação para que nossos amigos clientes tivessem uma noite especial, e marcante, começou bem antes.

O primeiro passo foi organizar uma data na apertada agenda do Chef Floriano Protta. Encontrar um dia para ele vir a Santa Bárbara do Tugúrio em sua vasta lista de compromissos foi tarefa hercúlea, planejado com vários meses de antecedência.


Combinado a data com o Chef, o relógio começou a contar para este grande dia.


Como é costume, todos os eventos realizados aqui na Olhos D'água, as vagas se esgotam rapidamente, pois nossos clientes sabem que fazemos tudo com o único objetivo de tornar qualquer momento o mais especial (e inesquecível) para todos. É nossa marca!


Optamos por fazer uma festa ao estilo de cantina Italiana. Animada, boa conversa, bons vinhos e decoração temática. Festa não necessariamente precisa ter uma multidão. Decidimos por algo intimista onde amigos, famílias e casais pudessem se divertir e curtir a noite juntos do seu jeitinho.


Escolhido data e formato, hora de discutir com o Chef o cardápio da noite. Ficou resolvido:


  • Duas entradas, a tradicional bruschetta Italiana e o rei dos butecos de Belo Horizonte, jiló recheado. Um toque de mineirice no cardápio.


Três pratos principais;


  • Tagliatelle al medaglione di filet mignon e salsa al gorgonzola

  • Tagliatelle alla Bolognese

  • Tagliatelle Cremose Con Gamberi


E de sobremesa, a famosa Banana flambada com Sorvete que é servida no Restaurante Olhos D'água.


Estipulado a data, o tamanho do público e cardápio, fomos em Juiz de Fora, cidade próxima, também aqui em Minas Gerais, buscar a nossa decoradora para deixar o ambiente com "cara de Itália".


Escolher uma decoradora de Juiz de Fora foi a opção óbvia, por conta da grande colônia Italiana formada na cidade a partir da forte imigração iniciada no século 19.


Resolvido este grande detalhe, hora de escolher a trilha sonora. Fomos a nossa cidade-irmã, Barbacena, buscar aquele que alegraria essa noite com belas canções italianas.


Os dias foram passando, preparativos sendo feitos e as vagas tanto para o Combo Hospedagem + Jantar e a opção de Jantar sem hospedagem terminaram logo. Ficamos muito felizes com todas as vagas preenchidas, mas de coração partido por aqueles que até o último minuto buscaram uma vaga em nosso evento.


Sexta-feira, 02 de Setembro de 2022. Agitação na Pousada, o chef Floriano Protta chegou. Acompanhado de sua família, o mestre da cozinha trouxe diversos equipamentos para a preparação das carnes, do camarão, dos molhos e das massas. E um segredo para confeiçoar o pão fresco para as Bruschettas e a pasta: suas farinhas especiais, italiana e francesa.


Sábado, dia do evento. Enquanto o chef junto com uma equipe de colaboradores da Pousada passou o tempo todo preparando tudo para noite, um outro grupo retocava e conferia todos os detalhes antes da chegada dos clientes.


As 19:00 horas o músico começou a tocar, os convidados chegaram e a festa começou.


bottom of page